Vida espiritual...


Vida espiritual... Não gosto desta frase
Prefiro só vida mesmo
Quando ouço a pessoa falar
De sua vida espiritual
Penso em algo
Tipo vida dupla
Uma vida espiritual
E outra vida secular
Uma para viver para Deus
Outra para viver no mundo

Tudo que nos aproxima de Deus
Isto é, tudo que é verdadeiro
E não nega o caminhar da vida
Conforme Jesus ensinou
É caminho de vida espiritual
Tudo que nos afasta de Deus
E impede o pleno mover da vida
Não tem nada a ver com espiritualidade
É caminho de morte..., e morte eterna

Vida espiritual é o que nasce
Da prática de uma vida 
Que, independente
Das circunstâncias
Permanece humilde
Justa, cheia de graça 
Amável e verdadeira
Vida que é fruto de um coração
Puro e temente a Deus
Quem assim vive, ainda que chore
É um bem-aventurado de Deus

Confesso, não me convence
Esse negócio de dizer
Que na vida espiritual
Vai tudo muito bem
Mas não tão bem
No restante da vida


Para mim, ou a vida vai bem ou não vai
Para mim, sem tirar nem por - vida é vida
Coisa sagrada, dom de Deus
Que não suporta existir 
Em estado de fragmentação

Sim, vida é vida, inteira, completa
Milagre que acontece no corpo, no mundo
Mas sem se deixar vencer pelo mundo
Vida que acontece na cidade
No campo, no mar ou na montanha
Mas sempre diante de Deus
Sempre tendo Deus como luz
Isso para mim, é vida espiritual


Não suporto esse negócio de menosprezar o corpo
Em favor de uma suposta vida espiritual


Isso de reservar uma fração de vida para Deus, não funciona
Deus quer tudo, o corpo, a alma, o coração e a mente
Ou você dá tudo, ou não dá nada... É oito ou oitenta
Ou você é de Deus ou não é
Mas não me venha com esse papo de vida espiritual
Se você ama a Deus, então você é espiritual

Nas questões a respeito
Da verdade espiritual
O erro que muitos comentem
É dar atenção demasiada
A vislumbres da verdade
Em vez de acolher 
Pura e simplesmente
A verdade no coração
Pensam que vida espiritual
É falar línguas estranhas
Ver anjos, e fazer premonições
Que eles chamam de profecias
Sobre a vida e o destino dos outros

Eis o nosso erro, triste erro
Espiritualizamos demais
Certas áreas da nossa vida
Obras ou performances
Em detrimento de outras (menos nobres?)
Sem perceber - ou mesmo desconfiar
Que diante do Espírito de Deus
Que é quem nos santifica
A nossa vida inteira
Do nascer ao pôr do sol
No corpo, na alma e na mente
É, toda ela, espiritual

Entendo por vida espiritual
Uma vida que é agradável a Deus
Então, meu irmão, 
Não sei como você vive
Nem quero saber
Mas se você vive 
Com verdade e sinceridade
Diante de Deus e do seu próximo
Então, a sua vida é vida espiritual
Isto é, a sua vida é agradável a Deus

Diante de Deus
A vida não tem
Lado de dentro 
Nem lado de fora
É uma coisa só
E tudo é espiritual

Transparência 
E firmeza de caráter
É o nome da espiritualidade
Que agrada o Espírito de Deus

Qualquer coisa que te tira da vida normal
Oração, jejum, meditação
Ou o que for, não é espiritual, é fuga...
Pior ainda, fuga em nome de Deus
Essas coisas todas, oração, jejum
Devem facilitar a vida 
Era assim com Jesus
Deve ser assim com nós
Nossa vida de oração
Existe para facilitar 
O nosso dia a dia
Não para sufocá-lo
A vida não precisar cessar
Para a gente orar sem cessar

A alegria que me é espiritual
É alegria que me alegra por completo
No coração, no corpo e na mente
Não sei ficar feliz só pela metade
Gosto de sentimentos plenos
Sim, ou a vida é plena - ou não é 
Espiritualidade é plenitude de vida
Vida abundante, no dizer de Jesus
Vida que só acontece - no coração
No corpo, na alma e na mente
Diante de Deus, perante Jesus


Espiritualidade é 
Sem se economizar
Fazer a vontade Deus
Neste mundo, nesta vida, neste corpo
Pelo tempo que Deus nos deu para viver


Não tenho duas vidas
Não tenho uma vida espiritual
Uma uma  vida secular
Só tenho uma vida - e ela é de Deus


Sim, tenho uma vida, só uma
E ela não acontece separada do meu corpo
Nem separada do mundo
Acontece na plenitude do meu ser
Sim, a vida que eu tenho
Esta que qualquer um pode ver
Acontece diante de Deus
E diante dos homens
Porque eu não vivo uma vida para Deus
E outra para os homens
Ter duas caras, uma para Deus
E outra para o mundo
Definitivamente, não me cai bem
E esta é toda a minha espiritualidade
Não tenho espiritualidades alternativas...


Não tenho vida alternativa
Fiz um escolha: Escolhi Deus
Diante dessa escolha, que é radical
O mundo me odeia ou me ama
Mas não fica, jamais, indiferente


Sim, tenho uma única vida
Esta vida que vivo agora
Às vezes estou feliz
Outras vezes estou triste
Mas tudo isso acontece 
Nesta vida que tenho agora


Nunca estive espiritualmente feliz
E secularmente infeliz
Ou estou feliz ou não estou
Nunca fui homem 
De sentimentos duplos


Justiça, verdade e pureza de coração
Amor a Deus e amor e sacrifício pelo próximo
Eis o que entendo por vida espiritual


Sim, vida espiritual é dar água a quem tem sede
Comida a quem tem fome, vestir o nu
Confortar o doente, animar o encarcerado
Vida espiritual é se colocar no lugar dos outros
Sofrer as suas dores e alegrar-se com as suas alegrias...

_VBMello
- - -

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A luta minha de cada dia

Não existe razão para ter medo...

Mas se não tiver amor, nada serei...

Anjo canta com Jason Upton...

O suicida - segundo G. K. Chesterton

Francamente, esse Jesus é um estraga-prazeres!

Vida de comunhão com Deus